Grupo no facebook

terça-feira, 13 de março de 2012

O relato da criação e o mito de Adão e Eva




Qual o problema de Adão ser um personagem de um mito? Para quem faz uma interpretação literal talvez isso se torne um problema, mas não será para um leitor mais afinado com o espírito do texto bíblico. Aliás, acrescente-se que Adão não sequer é um nome próprio, é um substantivo, uma palavra hebraica para designar "homem". Para ir ainda mais longe, no relato a palavra sempre aparece com o artigo antes: "o homem". 

Tenho claro para mim que o relato do Gênesis é uma profissão de fé, e não de uma cosmogonia. Quem tem que dizer sobre o modo como foram se sucedendo os fenômecos da gênese do mundo, sobre a evolução, é a ciência. O papel da fé é outro! A fé pertence apontar a causa última, extramundana, de todo esse processo. E, principalmente, indicar o sentido dessa relação de dependência de tudo quanto existe para com Deus, para a vida do homem. Esse é o papel do relato da criação. 

A Bíblia apresenta a criação e seu sentido para a vida do homem de uma maneira poética, por meio de um poema litúrgico. Um poema para ser proclamado nas assembléias do culto divino. 

A distribuição das "tarefas divinas", nos dias da semana, obedece a um engenhoso artifício literário, e às concepções cosmológicas da época: 

DIA ----------- SEPARAÇÃO 
1º ----------- luz, trevas 
2º ----------- águas acima do firmamento e águas inferiores 
3º ----------- terra, mar 

DIA ----------- ORNAMENTAÇÃO 
4º ----------- sol, lua estrelas 
5º ----------- passáros (ar) e peixes (água) 
6º ----------- animais da terra e o homem 

DIA ----------- DESCANSO DE DEUS 
7º ----------- Modelo do descanso do homem, no sábado, e fim do trabalho humano na criação. 

A criação é descrita como uma passagem do CAOS para a ORDEM. Daí as duas obras fundamentais de separação e ornamentação. Para cada dia de separação houve um dia de ornamentação correspondente, concluindo com o "descanso de Deus", e o "descanso do homem", significando a contemplação. Trata-se do "descanso EM Deus" de que falava Sto Agostinho: "Senhor, criaste-nos para Ti, só encontramos descanso em Ti." 

Um comentário:

  1. Quanta estultícia em qualificar como mito Adão e Eva. Pior ainda, dizer que a Ciência tem que explicar a Criação. Pode?

    É insensatez querer dizer que uma explosão deu à luz ser humano. Como explicar, excluindo um Criador, a capacidade do ser humano se comunicar, se reproduzir, ter um corpo com membros inteligentemente colocados? Só um insensato pode negar isso?
    O ser humano foi criado por Deus com todas as suas habilidades, com pele, músculos, sangue, pulmões, mente, todos os membros, capacidade para se alimentar com os alimentos que Deus criou. Enfim, tudo isso é algo inteligente, cujo origem não pode surgir de uma explosão ou evolução. Aliás, explosão gera caos e jamais a ordem estabelecida que temos.

    Já pensou numa abelha que colhe material das flores e a transforma em mel? O que tem por trás disso: Evolução ou criação? E o ser humano é muito mais complexo que uma abelha.

    Então, com todo respeito digo: abdique dessa falta de bom senso e honre a Deus, o Criador de tudo. E está explicado.

    ResponderExcluir