Grupo no facebook

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Derrubando o altar de Baal


Juízes 6.25
"E aconteceu naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele."

Olhando criticamente para o texto de Juízes,percebemos que Israel vivia em clãs,não havia ainda a unidade de um reino.O texto diz também que os saqueadores da colheita subiam contra os filhos de Israel,deixando claro que viviam em regiões de montanhas.Percebemos também,que as planícies não eram de domínio dos israelitas,as planícies só viriam a ser conquistadas no reino de Davi.

Não vivendo a unidade de um reino,mas subdivididos em clãs,os israelitas sofriam constantes ataques,não havia um exército organizado para a defesa,cada um se defendia da maneira que podia,as pessoas empobreciam devido aos constantes saques,havia também a acusação de Deus contra a idolatria daquelas pessoas e nesse momento parece haver instantes de lucidez entre o povo,clamam a Deus e Ele chama a Gideão como líder de uma campanha contra os midianitas e demais invasores.
Um fato me chama a atenção na chamada de Gideão,ele não era o líder guerreiro que talvez aquelas pessoas esperavam,apresenta grande insegurança na chamada de Deus,inventa uma série de desculpas na intenção de se desvencilhar dessa missão e não parece nem um pouco interessado em ser o líder daquele povo.

A parte marcante que me instiga o pensar é o versículo 25.Havia um altar de Baal na própria casa de Gideão,e Deus mostra-se incomodado com aquele altar e pede que Gideão o derrube.Esse versículo me faz entender o porque Deus chama a Gideão,a idolatria começava pela sua própria casa,ali havia um altar em que todo o povo se dirigia a idolatria,e ele e seu pai eram os responsáveis diretos pela manutenção dele.

Na vida de muitos de nós,talvez exista um altar de idolatria conforme havia na casa de Gideão,quantos que se dizem remidos por Cristo,ainda manifestam um amor intenso pelo dinheiro ou bens materiais.Não são poucos que possuem por idolatria ao carro,ao filho,a festas,a casa.Esquecem que idolatria não somente pode ser atribuída a ídolos,a deuses estranhos,mas sim a qualquer outra circunstância ou coisa que tome a soberania que Deus deve ter em nossas vidas.

Devemos constantemente nos policiar,devemos diariamente refletir sobre a importância Divina em nosso viver,tal reflexão certamente nos ajudará a sabermos como está o trono de nosso coração,sobre quem está reinando sobre esse trono,se Deus ou Baal.

Nesse texto,Deus nos alerta a estarmos vigilantes,a sermos prudentes quanto as nossas escolhas,a vida moderna oferece muito entretenimento,tecnologia e diversão.Temos, em meio a tudo isso,tido como altar maior de nosso ser a Deus? Temos tido o mesmo amor pelo devocional diário que temos pelas redes sociais? Temos dedicado tempo de orações e louvores,assim como dedicamos aos nossos carros? Podemos dizer que espiritualmente estamos muito melhor do que a aspiração por uma conta bancária? A casa,a família ou os filhos ocupam o trono que deveria ser do Altíssimo Deus?
Reflita de forma sincera para consigo,tal reflexão pode ser determinante em saber se o altar da idolatria persiste em sua vida.Gideão,mesmo em meio a sua timidez e medo foi convocado a derrubar o altar de Baal,Deus convoca a cada um de nós a fazermos o mesmo

Roger Sola Gratia

Nenhum comentário:

Postar um comentário