Grupo no facebook

terça-feira, 17 de novembro de 2015

O aroma da vida



II Coríntios 2.14
"Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;"


Dias atrás,estive em um culto público onde tive a oportunidade de ministrar a Palavra de Deus.Antes da ministração da Palavra,foram convocadas algumas pessoas para intercederem pela comunidade.Um a um,dirigiram-se a frente e oraram na presença de todos os que se encontravam ali.O que mais me chamou a atenção foi o momento em que um homem,depois soube que era um recém convertido,foi a frente e ali fez uma oração digna de contos de fadas dos filmes da Disney. Expulsou demônios,decretou curas,prosperidade,convocou anjos,tudo parecia ter uma aura mágica,era um abra-cadabra,onde somente o mago Merlyn seria capaz de realizar algo naquela magnitude fictícia.

Sei perfeitamente que em sua inocência,o homem não tem culpa alguma,e a própria Palavra de Deus nos diz que Deus não leva em conta o tempo em que agimos por ignorância,mas o fator fundamental de ter relatado esse acontecimento,é justamente sobre a visão que as pessoas trazem em si sobre o que é o evangelho moderno.As pessoas encaram o evangelho como passe de mágica,onde curas devem ser instantâneas,as pessoas devem ser prósperas,os anjos são praticamente nossos empregados,vivem 24h00 a atender nossos deleites,tudo,nessa forma de ver o evangelho,gira em torno da positividade,até mesmo as palavras precisam ser confessadas de forma positiva.

Como sempre tem sido,o momento da ministração da Palavra,trouxe uma verdadeira ducha de água fria,procuro sempre fazer com que as pessoas sejam trazidas ao mundo real,deixem o faz de conta de lado e encarem a realidade de um mundo que agoniza,carente da manifestação dos filhos de Deus.O sermão convocou a todos para a integridade moral e sobriedade espiritual em meio a uma nação corrupta e que se torna cada vez mais avessa a mensagem da cruz,graças a tantos mal exemplos dos homens considerados "santos".

Claro que não preciso dizer que para 50 % dos que se encontravam ali,a mensagem foi considerada "fria","sem unção",esperavam algo mais do pregador/teólogo naquela ministração,onde foi parar o abra cadabra,a aura mágica,o conto de fadas que até então se fazia presente na reunião?

Diante do acontecido,dediquei alguns momentos de minha semana para observar a quantas andam o evangelho moderno,ouvi rádio,vi programas considerados populares na TV,entrei em sites.Para minha decepção,fiquei traumatizado com tudo que vi e ouvi,jurei a mim mesmo que nunca mais veria ou ouviria tais programas,o sono fugiu de mim,uma angustia tomou conta de meu ser,o que fizeram do evangelho?

O sermão,a mortificação,a cruz,deu lugar a testemunhos eletrizantes,os programas de TV giram em torno disso,fazem dos testemunhos a alma de sua propaganda ou do negócio. Aproveitando que tais testemunhos sempre giram em torno do que deu certo,aproveitam e vendem suas relíquias,pedem doações,envolvem as pessoas naquela aura mágica,onde não contribuir acaba por gerar conflitos psicológicos dentro da própria pessoa,que, para desencargo de consciência,acaba contribuindo,afinal,a obra precisa continuar.

Mas,e os casos que não deram certo? E as pessoas que não conseguiram um testemunho vitorioso para contar? Por que não são ouvidas? Nem vão ser ouvidas,não vão ser mostradas,seria a ruína do negócio!

Os programas de rádio não ficam atrás,geralmente são programas que giram em torno dos 30 minutos diários,onde 25 desses minutos são dedicados a pedir dinheiro para a manutenção dele no rádio.Em troca da contribuição são oferecidas orações,promessas das mais diversas como curas,empregos,prosperidade e etc.Sem contar o tempo em que o locutor se dedica a falar em línguas tão estranhas que duvido que algum ser celestial as conheça.

Depois de tudo isso que tive a infelicidade de ver e ouvir,uma tristeza muito grande tomou conta de minha alma,foi uma semana difícil,realmente abatido,fui buscar abrigo no único lugar onde eu poderia me refugiar,na Palavra de Deus.Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito,Deus estava ali,pronto a me encorajar para a caminhada,me senti como Elias,quando,após terremotos,vendavais e muito fogo,teve a oportunidade de ouvir a voz do Altíssimo em forma de um vento suave,vento que acalma a alma.

O texto que fez parte de meu devocional foi esse de II Coríntios,nele fui confortado e exortado a continuar sendo vida para quem precisa de vida.Talvez,você se sinta nessa mesma situação ao qual me senti,sente tremendo desânimo e dor ao ver que negociadores da Palavra de Deus,fazem tudo o que lhes é possível para obter lucro e continuar com seus impérios, conseguidos a base de muita mentira e má fé.Impérios que parecem imunes a qualquer intervenção judicial,pois atuam no âmbito da fé,e até a constituição brasileira os protegem.

Nesse contexto de II Coríntios,Deus nos convoca a continuarmos a ser o aroma de Cristo para Deus e para os que estão sendo salvos. Para esses que estão se perdendo,sempre teremos o cheiro de morte,seremos frios e sem a tal da unção (versículos 15,16) afinal,jamais negociaremos o Evangelho da cruz,a nossa palavra sempre será a de necessidade de mortificação.No Evangelho da cruz,diferente do evangelho moderno,nós sempre perderemos,pois fomos ensinados a repartir e não a conquistar. No Evangelho da cruz,somos ensinados a carregar a cruz,e somente um sentenciado a morte carrega a sua cruz,isso é mortificação,só quem morre na cruz o faz na intenção de esquecer-se a si mesmo,entrega-se a outros para que eles tenham vida.

Dou graças a Deus por nossas vidas,pelas quais nos conduz,parafraseando o texto áureo,vitoriosos em Cristo,exalando o aroma da vida a qual somente o Evangelho da cruz pode nos conduzir pelo caminho.Continue a ministrar sobriedade e vida,Deus nos convoca a sermos seus enviados,enviados a um mundo que carece de nossa manifestação.

Roger Sola Gratia

3 comentários:

  1. Infelizmente muitos crêem em um evangelho do tipo lâmpada de Aladim onde o evangelho é a lâmpada e Jesus o gênio pronto para atender meus desejos basta eu enfrega a lâmpada é tudo mágico,evangelho que nos torna imunes a tudo esquecem que tanto a casa edificada na rocha como a casa edificada na areia foram atigidas pelo rio,pela chuva pelo vento,edificar a casa na rocha não nos tornar imunes as tormentas da vida mas nos da garantia que guando formos atingindo pelo rio que transborda pela forte chuva que cai pelo vento forte que sopra a nossa casa não cairá lembrando que só edifica a casa na rocha e aquele que ouve e pratica a palavra de Deus fácil é viver esse evangelho mágico ilusório mentiroso difícil é se submeter a palavra e praticala

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente muitos crêem em um evangelho do tipo lâmpada de Aladim onde o evangelho é a lâmpada e Jesus o gênio pronto para atender meus desejos basta eu enfrega a lâmpada é tudo mágico,evangelho que nos torna imunes a tudo esquecem que tanto a casa edificada na rocha como a casa edificada na areia foram atigidas pelo rio,pela chuva pelo vento,edificar a casa na rocha não nos tornar imunes as tormentas da vida mas nos da garantia que guando formos atingindo pelo rio que transborda pela forte chuva que cai pelo vento forte que sopra a nossa casa não cairá lembrando que só edifica a casa na rocha e aquele que ouve e pratica a palavra de Deus fácil é viver esse evangelho mágico ilusório mentiroso difícil é se submeter a palavra e praticala

    ResponderExcluir