Grupo no facebook

sábado, 31 de outubro de 2015

Reforma para a vida


Romanos 1.17
Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".


Há 498 anos,o monge agostiniano,Martinho Lutero,questionava abertamente com suas 95 teses a teologia adotada por Johann Tetzel,um famoso vendedor de indulgências.Apoiada pelo Papa Leão X,as indulgências serviam como perdão plenário para quem doasse qualquer quantia para a reforma da Basílica de São Pedro.

Ao se opor as indulgências,Lutero se opunha a ideia de que o homem poderia confiar em qualquer meio humano para que conseguisse o perdão dos seus pecados,fica claro que era defendida pelo monge a confissão e o arrependimento verdadeiro para que o homem alcançasse o perdão de seus pecados.

Não quero nesse texto entrar na velha briga,a meu ver, fundamentalista,entre católicos e evangélicos,passo longe de tal intento,quero trazer a nossas memórias momentos onde precisamos de uma reforma de cunho pessoal em nossas vidas,sejam espirituais ou físicas.

Todos nós,em algum momento,teremos que mudar de atitudes,pensamentos e opiniões.É óbvio que toda evolução espiritual,social e pessoal,passam pelo crivo de muitas mudanças de atitudes/pensamentos.Todos,sem exceção,mudamos de ideia,mudamos de hora para outra o rumo de nossas vidas,isso faz parte da evolução pessoal que todos devemos passar ao longo dos anos.Mas e quando nos apegamos aos velhos erros/comportamentos e mesmo assim,queremos resultados novos,diferentes?

É óbvio que resultados novos não virão,as práticas continuam sendo práticas antigas,que só servem para enganarmos a nós mesmos,e cultivarmos ante nossa teimosia,conflitos e distanciamentos.

Assim somos nós,em todos os sentidos,a reforma,a mudança, se faz necessária em todos os níveis de nossas vidas .Exigimos coerência moral e fim da corrupção política,mas somos agentes corruptores nos mais ínfimos detalhes,estamos sempre dispostos a conseguir de alguma forma,uma vantagem,não importa o quão pequena seja.Desde o carro que trafega pelo acostamento para fugir do engarrafamento ao cidadão que,sem necessidade alguma,escolhe a vantagem da fila preferencial no banco ou qualquer outra repartição

Fisicamente,quantos de nós estamos mal de saúde,com muitos quilos acima do peso,pressão arterial ruim,imunidade baixa e etc? De que adianta sabermos dos riscos a saúde se a gordura da picanha ainda nos atrai mais que a caminhada? De que adianta sabermos que o refrigerante traz malefícios a saúde se ainda nos vemos tomando 2 litros de refrigerante diariamente? E ainda temos a capacidade, comparada a proporções farisaicas, de apontar o dedo a quem bebe vinho ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica,quando nós mesmos estamos atolados na destruição de nossos corpos através dos péssimos hábitos alimentares e sedentários que cultivamos.

Espiritualmente,ainda acreditamos que podemos "comprar" favores Divinos com nosso dizimo, oferta ou relances de bons atos,quantos revoltosos já presenciei nessa vida,reclamando a plenos pulmões que faziam tudo de forma certa,mas mesmo assim Deus não os favorecia.Pobres almas que carregam sobre si muitas dores por não conseguirem entender que o evangelho fala de cruz e mortificação.Ainda creditam poderes miraculosos a relíquias e auras mágicas ao salmo 91,campanhas são o combustível que os move,testemunhos eletrizantes são o que os faz permanecer cada vez mais mortos espiritualmente.

Há 498 anos,um homem sentiu a necessidade de mudança na atitude do clero,diz a história que o texto de Romanos 1.13 foi o fator encorajador para tal sentimento.Hoje,o mesmo texto nos encoraja a uma reforma de vida,seja espiritual,social ou pessoal.Ser um justo e viver pela fé,implica em cuidarmos de tudo que nos diz respeito,a começar por nós mesmos.Temos o dever para com nossos queridos que nos rodeiam,de cuidarmos de cada área de nossas vidas,evitando assim,o choro pela reforma que um dia deveríamos ter feito em nossa vida pessoal.O que fazemos hoje dirá o que seremos e enfrentaremos amanhã,corpo são hoje,saúde forte amanhã.Integridade moral hoje,fim da corrupção amanhã.Espiritualmente sólido hoje,salvo amanhã

A reforma é para toda a vida,para todos os dias

Roger Sola Gratia

Nenhum comentário:

Postar um comentário