Grupo no facebook

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Faremos nós distinção?


Jeremias 13.23
"Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês, que estão acostumados a praticar o mal."

  Dias atrás comecei o dia como sempre faço,vou ler as notícias que são manchetes nos principais jornais do Brasil.Um fato me chamou muito a atenção,uma reportagem dizia que um banheiro masculino da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, foi pichado com uma frase racista.A frase é a seguinte:

"Lugar de negro não é no Mackenzie. É no presídio."

Me impressiona o fato,apesar de ser tão comum,que em pleno século XXI o homem ainda repita erros históricos de seu passado,parece que o fator histórico não representa um aprendizado,pelo contrário,fico com a sensação de que ele nem é levado em conta.

Basta sairmos de nossos lares e observarmos o comportamento de algumas pessoas,é muito comum ouvirmos em um tom de brincadeira pejorativo um amigo chamando ao outro de macaco,pessoas denominando um serviço mal feito como "serviço de preto",classificando um mal comportamento como "negrice" e etc.

Confesso aqui que já arrumei algumas discussões em presenciar tais comportamentos,e em sua maioria esmagadora as pessoas ficaram surpresas em ver que elas expressavam uma atitude irresponsável ao proferirem tais palavras,algumas chegaram até mesmo a se desculpar pelo comentário infeliz.

Em meus turbilhões de muitos pensamentos,sou levado a Palavra de Deus,nela percebo que ninguém ali é tratado pela cor de sua pele,em Jeremias 13 vemos o relato de advertência ao qual Deus manifesta a predição de um juízo para com a nação de Israel,Deus os acusa de serem incapazes de fazer o bem,assim como o etíope não poderia mudar a cor de sua própria pele,ou seja,os filhos de Israel estavam afundados na impossibilidade de manifestar boas obras.Exatamente no versículo 23 temos a menção de que o Etíope tinha uma cor de pele diferente,no entanto não o vemos ser tratado por negro,marrom ou qualquer outra cor,isso não tem importância alguma na Bíblia.

Levando em conta a pele diferenciada do Etíope ao qual Jeremias relata,vemos que outros etíopes fizeram parte da história bíblica. Zípora,esposa de Moisés,era uma etíope (Números 12:1) .O eunuco em Atos 8.37 era um etíope.Os etíopes são mencionados em torno de 40 vezes na Bíblia e em nenhuma dessas vezes são especificados pela cor de sua pele.

Por que fazemos tanta questão de separar as pessoas por raças quando a própria Escritura não faz tal distinção? Onde erramos? Por que somos tão segregativos uns para com os outros?

A resposta é simples,porque não levamos as Escrituras a sério,ela é um manual de exemplo e comportamento para o outro e nunca para nós mesmos,nós jogamos toda cobrança de integridade,moralidade,bom comportamento sempre nas costa do outro,mas nós mesmos somos péssimos em praticar aquilo que tanto cobramos nos outros.O diagnóstico que Jesus certa vez fez sobre pessoas assim é a de que são "sepulcros caiados",somos muito bonitos na transmissão da cobrança,mas péssimos exemplos na prática delas,criamos um abismo entre o que falamos e o que vivemos,ou seja,vivemos de aparências.

A verdade contida nas Escrituras é a de que para Deus não existe cor de pele,Deus trata por igual a todos os homens,e cobra de cada um de nós a manifestação desse mesmo caráter.Um dia prestaremos contas a Deus não só pelo que falamos e cobramos,mas principalmente por tudo o que cobrando nos outros,deixamos de fazer nós mesmos

Que as Escrituras sejam o maior exemplo para nossa conduta em relação ao nosso semelhante,Elas não fazem distinção por cor de pele,faremos nós?

Roger Sola Gratia

Nenhum comentário:

Postar um comentário