Grupo no facebook

domingo, 6 de agosto de 2017

Sobre o perdão

Que Deus possa tocar nossas almas com essas palavras:
"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes".Lucas 23:34
Perdão,palavra difícil de ser aplicada,o ser humano tem imensa dificuldade em perdoar.Mas o que seria o perdão? Seria apenas desistir,seria esquecer,fingir que não doeu? Como acontece o perdão? Acontece em um estalar de dedos,algo que brota em nosso íntimo em um instante?
Particularmente,não creio que seja tão simples e rápido,existe todo um processo que envolve o perdoar,e esse processo é muito mais doloroso,diria,quase que impossível,quando não temos por base o perdão ao qual fomos submetidos da parte de Deus. Todo o processo da narrativa bíblica sobre a vida e sacrifício de Jesus na cruz,nos dizem diariamente que no muito fomos perdoados. É evidente nos relatos que Deus nos olhou não com a intenção de condenação,mas com íntima compaixão,benevolência e amor.
Nessa reflexão,não tenho a intenção de falar apenas do perdão divino,quero falar do perdão nos relacionamentos humanos. Por que é tão difícil para o homem perdoar? Reflita em seu íntimo.
A narrativa de Lucas 23 nos mostra que Jesus, após ter sido pregado na cruz,diz "Pai,perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem". Depois de ter sido preso,julgado como criminoso por um tribunal corrupto,torturado,desprezado pelo povo,abandonado pelos discípulos,Ele faz uma súplica que nos ajuda a entender e nos inspira perdoar nossos agressores,talvez você ainda não tenha entendido a grandiosidade do que estou falando,mas a verdade é que todos temos inúmeras limitações que nos aprisionam.
Lembra-se daquele dia em que você se envolveu em uma discussão áspera com seu pai e a partir de então nunca mais se falaram? Trago a memória novamente as palavras de Jesus: "Perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem"
Lembra-se da briga com seu irmão(a),briga essa que resultou em afastamento,mágoas,feridas que não cicatrizam? Novamente trago a memória as palavras de Jesus: "Perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem"
Lembra-se da traição conjugal a que foi submetido? "Perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem"
Lembra-se de amigo que no momento mais envolto em trevas de sua vida lhe abandonou? "Perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem"
São tantas as aplicações onde esses dizeres se encaixam,tantas situações. Quem aqui nunca magoou ou foi magoado? Quantas vezes somos nós os que necessitam do perdão do próximo,e cabe aqui, esses mesmos dizeres "Perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem"
Seu pai não sabia o que estava fazendo,sua mãe não sabia,seu irmão,seu amigo,seu opressor não sabia o que estava fazendo.As limitações,as prisões (espirituais,intelectuais,psicológicas) a que estão submetidos e não conseguem se libertar. Tenho plena convicção de que não existe libertação maior para essas prisões do que o seu perdão. O seu perdão pode vir a ser a maior liberdade que essas pessoas encontrarão em suas vidas. Nesse perdão existe a manifestação da generosidade divina,essa mesma generosidade que um dia nos alcançou,antes mesmo que houvesse mundo,antes mesmo de toda criação vir a existir,o Deus de amor e misericórdia decretou que o meu,o seu perdão estaria decretado na cruz do Calvário.
Reflita o caráter,reflita as atitudes,seja instrumento de Deus para libertar esses cativos. Deus nos manda amar,porque Ele é amor,Deus nos manda perdoar,porque Ele nos perdoou primeiro. Não tenho dúvidas que Deus nos perdoa 70X7. Deus sempre está disposto a nos perdoar,nós também devemos estar,nós também devemos refletir esse caráter de amor.
Seu perdão é real? Como você tem olhado o seu agressor? Diante da prece que Jesus fez na cruz,a conclusão óbvia a que chegamos sobre o perdão,está em olhar o agressor com compaixão. Você terá perdoado quando olhar seu agressor com compaixão e amor.
Diante da chamada de termos que perdoar nossos ofensores,façamos como o apóstolo Pedro,imploremos ao Senhor misericordioso mais fé. A fé nos fará refletir mais e mais a nossa filiação com Deus. Não existe o deus do olho por olho ou dente por dente,existe o Deus misericordioso que ama e perdoa,e nós dizemos ser filhos desse Pai amoroso,espalhemos pois a misericórdia e o perdão.
Que Deus em Cristo possa nos abençoar
Roger Sola Gratia

Nenhum comentário:

Postar um comentário