Grupo no facebook

sexta-feira, 9 de março de 2012

PODE O PASTOR COBRAR PARA PREGAR?



Lamentavelmente se tornou comum os pastores cobrarem para pregar o Evangelho da Salvação Eterna. Infelizmente sei de casos de pastores cobrando até R$ 15 mil para "ministrar" numa conferência. Além disso, muitos destes exigem hotel 5 estrelas, cardápio variado, carro do ano a disposição e segurança full time. 

Pois é, definitivamente a pregação do Evangelho tornou-se um grande bussinessonde o mais importante é fechar bons negócios. 

Caro leitor, eu sou absolutamente contra aqueles que cobram para pregar. Jesus nunca cobrou para anunciar a salvação, como também nenhum dos apóstolos estabeleceram cachê para anunciar Cristo.   Paulo, apesar de ter experimentado em seus ministério  necessidades que envolvem a obra missionária, nunca exigiu que a igreja lhe enviasse ofertas, antes recebia de bom grado e com ações de graças aquilo que lhe era enviado. A verdade é que nenhum dos apóstolos do Senhor jamais estipularam uma quantia para pregar a palavra de Deus em alguma cidade.

Agora em contrapartida, existem igrejas que tratam o obreiro com enorme descaso. Há pouco soube de um fato escabroso. Uma proeminente comunidade cristã convidou um pastor para pregar em uma conferência. O pastor convidado era de um estado diferente da igreja, o que exigiu com que a viagem acontecesse no seu  próprio carro. Durante três dias o pastor pregou intermitentemente o Evangelho. Ao final do congresso, os seus anfitriões, lhe estenderam a mão agradecendo a sua vinda sem contudo lhe dar uma oferta sequer, isso sem dizer que os hospedeiros tiveram a cara de pau de não pagar as despesas relacionadas a viagem do seu convidado.  

Um amigo meu, líder de uma grande missão brasileira relata que não são poucas as vezes, que recebe de oferta R$ 50,00. Ele conta, que volta e meia viaja horas de carro, ônibus ou avião, se ausentando da igreja a qual é pastor, deixando em casa mulher e filhos, e que ao final da conferência recebe  no máximo 100 pratas de oferta.

Prezado amigo, vamos combinar uma coisa? Sou absolutamente contra quem cobra para pregar o Evangelho, entretanto, não concordo com aqueles que agem com descaso não horando com dignidade os seus convidados. Há pouco, soube de um relato de um pastor que foi convidado para ser preletor de uma grande conferência, não é que a igreja que o convidou queria cobrar dele a inscrição no congresso? Veja bem, ele seria o preletor, e ainda assim queriam que ele pagasse a inscrição, mesmo porque, ele iria comer no local. Ora, isso é um deboche!

Pois é, bom senso nessas horas é fundamental. Sem sombra de dúvidas o pastor não deve cobrar para pregar, mas em contrapartida a igreja deve tratar seus convidados com decência e dignidade. Tirar o pastor de sua igreja e família e lhe dar "esmolas" ao final do culto afronta os ensinos bíblicos.

Diante disto minha sugestão é que a igreja pense duas vezes em convidar alguém para pregar. Se ela não tem condições de arcar com as despesas relacionadas a hospedagem, transporte e oferta, é melhor não convidar.  Se não possui condições de cobrir as despesas mínimas, não convide ninguém, se organize, se capitalize, e no tempo certo convide alguém para pregar.

Pense nisso!

Renato Vargens

3 comentários:

  1. É lamentável estes fatos que estão ocorrendo no meio evangélico, a discrepância é muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Jesus disse:"...não juntai tesouros na terra...",então porq as igrejas evangélicas "na sua maioria",são milhonárias?
      ****Será que os líderes dessas
      igrejas, ignoram certos ensinamentos de Jesus? Martinho Lutero ao chegar
      no vaticano testemunhou tamanha riqueza da igreja católica seus líderes
      viviam abastados de luxo e fartura e ao sair pelas ruas de Roma viu a
      pobresa a miseria e o sofrimento de um povo nessecitado de Deus, assim
      nasceu nele uma grande revolta e ele então criou a primeira igreja
      protestante.E hoje em dia as igrejas protestante que nasceram de um ato
      de fé, coragem e amor ao próximo que ele (Martinho Lutero teve naquela
      época) agora praticam o mesmo pecado contra Deus a seculos atrás
      praticados pelos católicos, é de cortar o coração ver pessoas
      miseráveis, famintas e doentes pelo mundo afora e estes que dizem ser
      homem de Deus serem tão ricos às custas da fé deste mesmo povo sofrido e
      miserável.O deus deles é o dinhero.

      Excluir
  2. Jesus manda pregar pra crente? quando foram nas casas eram pra cobrar? nunca hoje vivemos na demagogia por causa de crentes idolatras e sem entendimentos. e a maioria dos postores são culpados pois não ensinam e nem tem coragem de ensinar nos dias de hoje. muito pouco escapam. dez reais pra quem quiser ouvir que jesus morreu na cruz por todos se não tiver os dez reais venha na próxima que vc ouvira que Jesus existiu.

    ResponderExcluir