Grupo no facebook

terça-feira, 27 de março de 2012

Sou divorciado. Posso casar-me novamente, de acordo com a Bíblia?





Pergunta: "Sou divorciado. Posso casar-me novamente, de acordo com a Bíblia?"


Resposta: Freqüentemente recebemos perguntas dizendo: “Divorciei-me por esta ou aquela razão. Posso me casar novamente?” ou “Já estou no segundo divórcio: o primeiro, por adultério de meu esposo, e o segundo por incompatibilidade. Estou namorando um homem que está no terceiro divórcio: o primeiro por incompatibilidade, o segundo porque ele cometeu adultério e o terceiro por adultério de sua esposa. Podemos nos casar?” Perguntas assim são muito difíceis de responder, pois a Bíblia não vai fundo em detalhes quanto aos motivos permitirem ou não que a pessoa se case após um divórcio.

O que sabemos com certeza é isto: Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16). É plano de Deus para um casal que permaneça casado enquanto os cônjuges viverem (Gênesis 2:24; Mateus 19:6). A única permissão específica para um segundo casamento após um divórcio é no caso de adultério (Mateus 19:9) – mas mesmo assim, isto é debatido entre os cristãos. Outra possibilidade é quando um cônjuge não cristão deixa seu cônjuge cristão (I Coríntios 7:12-15). Mas esta passagem não se dirige especificamente ao segundo casamento, mas apenas a continuar casado. A mim também parece que abuso físico, sexual, ou severo abuso emocional seriam motivos suficientes para o divórcio, e possivelmente um segundo casamento. Mas a Bíblia, entretanto, não traz este ensino, especificamente.

Dentro deste assunto, duas coisas sabemos com certeza: (1) Sim, Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16). (2) Deus é misericordioso e perdoador. Cada divórcio é resultado de pecado, tanto da parte de um cônjuge ou dos dois. Deus perdoa o divórcio? Claro que sim! O divórcio não é menos perdoável do que qualquer outro pecado. O perdão de todos os pecados está disponível através da fé em Jesus Cristo (Mateus 26:28; Efésios 1:7). Se Deus perdoa o pecado do divórcio, isto então significa que você está livre para se casar novamente? Não necessariamente. Às vezes Deus chama as pessoas para que continuem solteiras (I Coríntios 7:7-8). Estar solteiro é algo que não deve ser visto como uma maldição ou punição, mas ao invés disso, como uma oportunidade de servir a Deus de forma mais comprometida e incondicional (I Coríntios 7:32-36). Mas a Palavra de Deus nos diz que é melhor casar do que abrasar-se (I Coríntios 7:9). Talvez isto se aplique, às vezes, a um segundo casamento após o divórcio.

Então, você pode ou deve se casar novamente? Não posso responder a esta pergunta. Afinal, isto é entre você, seu cônjuge em potencial, e principalmente, Deus. O único conselho que posso dar é que você ore a Deus pedindo sabedoria a respeito do que Ele quer que você faça (Tiago 1:5). Ore com a mente aberta, e verdadeiramente peça ao Senhor que coloque Seu desejo em seu coração (Salmos 37:4). Busque a vontade de Deus (Provérbios 3:5-6) e siga Sua orientação. Este é o melhor conselho que posso dar.

Fonte: http://www.gotquestions.org

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com o estudo aqui apresentado pois se cremos num Cristo que morreu por nossos pecados portanto estamos livres deles todos . Portanto Ele veio nos trazer vida abundante e uma vida abundante começa com um lar de paz e amor. Se não existe isso então não é lar. Deus quer união e casais felizes o grande problema são os filhos, e por isso vejo casais infelizes e filhos infelizes que só voltaram a viver com a separação pois foi tentado tudo para que permanecessem casados e nada foi conquistado. Realmente é um assunto polêmico mas Deus é amor.

    ResponderExcluir
  2. Discordo! A Bíblia é clara: Não matarás! Aí vem a pergunta: Posso matar uma pessoa que estuprou meu bebezinho? NÃO!

    Divórcio e novo casamento só em caso se adultério! Aí vem a pergunta: Meu marido me bateu, posso me casar novamente? NÃO!

    Gente, para quê complicar o que é simples?

    Chega de colocar nossas razões na frente da Razão de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor,Pastor....A própria Bíblia ordena a pena de morte em diversos casos: assassinato (Êxodo 21:12), seqüestro (Êxodo 21:16), deitar-se com animais (Êxodo 22:19), adultério (Levítico 20:10), homossexualismo (Levítico 20:13), ser um falso profeta (Deuteronômio 13:5), prostituição e estupro (Deuteronômio 22:4), e diversos outros crimes.

      Quer sinceramente que eu ainda responda sobre o divórcio (interrogação)

      Excluir