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domingo, 29 de janeiro de 2012

As Implicações do Livre-Arbítrio



por
C. H. Spurgeon

De acordo com o esquema do livre-arbítrio, o Senhor tem boas intenções, mas
precisa aguardar como um servo, a iniciativa de sua criatura, para saber qual é a
intenção dela. Deus quer o bem e o faria, mas não pode, por causa de um
homem indisposto, o qual não deseja que sejam realizadas as boas coisas de
Deus. O que os senhores fazem, senão destronar o Eterno e colocar em seu lugar
a criatura caída, o homem ?

Pois, de acordo com essa teoria, o homem aprova, e o que ele aprova torna-se o
seu destino. Tem de existir um destino em algum lugar; ou é Deus ou é o homem
quem decide. Se for Deus Quem decide, então Jeová se assenta soberano em seu
trono de glória, e todas as hostes Lhe obedecem, e o mundo está seguro. Em caso
contrário, os senhores colocam o homem em posição de dizer: "Eu quero" ou "Eu
não quero. Se eu quiser, entro no céu; se quiser, desprezarei a graça de Deus. Se
quiser, conquistarei o Espírito Santo, pois sou mais forte do que Deus e mais
forte que a onipotência. Se eu decidir, tornarei ineficaz o sangue de Cristo, pois
sou mais poderoso que o sangue, o sangue do próprio Filho de Deus. Embora Deus
estipule Seu propósito, me rirei desse propósito; será o meu propósito que fará o
dEle realizar-se ou não".

Senhores, se isto não é ateísmo, é idolatria; é colocar o homem onde Deus
deveria estar. Eu me retraio, com solene temor e horror, dessa doutrina que faz
a maior das obras de Deus - a salvação do homem - depender da vontade da
criatura, para que se realize ou não. Posso e hei de me gloriar neste texto da
Palavra, em seu mais amplo sentido: “Assim, pois, não de pende de quem quer
ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia” (Romanos 9:16).

Fonte: Revista Fé para Hoje.

3 comentários:

  1. De acordo com o esquema do livre-arbítrio, o Senhor tem boas intenções, mas
    precisa aguardar como um servo, a iniciativa de sua criatura, para saber qual é a
    intenção dela.


    Primeiro,qual é o esquema do livre arbítrio? Sem uma definição disto, ficamos rodando em círculos.

    Aliás, qual é a parte de "Deus sabe do futuro" que Spurgeon esqueceu na Escolinha Dominical? Deus sempre soube desde o início dos tempos quem aceitaria livremente a oferta da salvação.

    Deus quer o bem e o faria, mas não pode, por causa de um
    homem indisposto, o qual não deseja que sejam realizadas as boas coisas de
    Deus.


    Graça irresistível - Pressuposto calvinista. Só se Deus modificar totalmente a mente do homem, 'lobotomizando-o', é que ele pode salvara alguém.
    Isto me mostra mais fraqueza do que força em Deus - um Deus que tem que forçar o homem, em vez de convencê-lo.

    E se Deus preferiu convencer o homem a fazer uma escolha, seja pelo bem ou pelo mal? Qual o problema? Isto tornaria Deus 'menos soberano'?

    http://wp.me/p1SELt-6K

    O que os senhores fazem, senão destronar o Eterno e colocar em seu lugar
    a criatura caída, o homem ?


    Colocando a culpa da danação na ingratidão, e não em um decreto absurdo de 'este eu quero, este eu não quero, e quem reclamar eu prendo e arrebento'.

    Pois, de acordo com essa teoria, o homem aprova, e o que ele aprova torna-se o
    seu destino.

    Que teoria?

    Tem de existir um destino em algum lugar; ou é Deus ou é o homem
    quem decide.

    Fatalismo e falso dilema. Quem disse que não pode haver decisão conjunta?

    Se for Deus Quem decide, então Jeová se assenta soberano em seu
    trono de glória, e todas as hostes Lhe obedecem, e o mundo está seguro. Em caso
    contrário, os senhores colocam o homem em posição de dizer: "Eu quero" ou "Eu
    não quero. Se eu quiser, entro no céu; se quiser, desprezarei a graça de Deus. Se
    quiser, conquistarei o Espírito Santo, pois sou mais forte do que Deus e mais
    forte que a onipotência. Se eu decidir, tornarei ineficaz o sangue de Cristo, pois
    sou mais poderoso que o sangue, o sangue do próprio Filho de Deus. Embora Deus
    estipule Seu propósito, me rirei desse propósito; será o meu propósito que fará o
    dEle realizar-se ou não".


    Ampliação indevida, ou declive escorregadio - e uma tentativa de associação fraudulenta ao pelagianismo. Típico de calvinistas desonestos e/ou ignorantes (prefiro mil vezes apostar no segundo, mas as evidêncas apontam para o primeiro)...

    Senhores, se isto não é ateísmo, é idolatria; é colocar o homem onde Deus
    deveria estar. Eu me retraio, com solene temor e horror, dessa doutrina que faz
    a maior das obras de Deus - a salvação do homem - depender da vontade da
    criatura, para que se realize ou não.

    Ad nauseam?

    Posso e hei de me gloriar neste texto da
    Palavra, em seu mais amplo sentido: “Assim, pois, não de pende de quem quer
    ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia” (Romanos 9:16).

    Romanada 9...

    O que não depende de quem quer ou quem corre?

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    Respostas
    1. Obrigado pela participação.Te convido a expor os mesmos comentários em nossa comunidade http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=3699612&tid=5703027789741736305

      Abçs Fraternos

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  2. Concordo com a posição de C. H. Spurgeon,pois ela condiz com o contexto geral das Escrituras que diz, através da carta de Shaul(o, ou Paulo, que:"Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia."(Rom.11:32, portanto até a desobediência do homem foi administrada por Deus,pois é o único criador até da serpente tentadora.

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