SALMO 5
TÍTULO
Ao mestre da música. Para flautas. Salmo davídico. A palavra hebraica para
o instrumento é Nehiloth; que se origina de outra palavra que significa
"perfurar", "abrir um furo", de onde se veio a entender uma
flauta, portanto, é provável que se pretendesse que essa música fosse cantada
com o acompanhamento de instrumentos de sopro, como o cornetim, trompa, flauta
ou trompete. No entanto, é apropriado observar que não estamos certos da
interpretação desses títulos antigos, porque a Septuaginta o traduz: "Para
aquele que obterá uma herança", e Aben Ezra acha que denota alguma melodia
antiga e bem conhecida com a qual este salmo deveria ser cantado. Mesmo os
maiores estudiosos confessam a dificuldade que existe para se interpretar
precisamente o título; mas isso não deve nos preocupar, pois é uma prova de
como o Livro é antigo. Através do primeiro, segundo, terceiro e quarto salmos,
pode-se notar que o tema é um contraste entre a posição, a personalidade e o
futuro dos justos e ímpios. Neste salmo, você nota a mesma coisa. O salmista
expõe um contraste entre ele próprio, tornado justo pela graça de Deus, e o
ímpio que se opõe a ele. Para a mente piedosa, aqui temos uma visão prévia do
Senhor Jesus, de quem se diz que nos dias de sua carne ele fez subir orações e
súplicas com forte clamor e lágrimas.
DIVISÃO
O salmo deve ser dividido em duas partes: do primeiro ao sétimo versículo, e depois do oitavo ao décimo segundo. Na primeira parte, Davi implora veementemente ao Senhor para que ouça sua oração; na segunda parte, ele passa de novo pelo mesmo caminho.
DICAS PARA O PREGADOR
VERS. 1, 2. Oração em sua forma tripla. "Palavras, meditação,
clamor". Mostra como falar não adianta sem coração, mas que anseios
fervorosos e desejos silenciosos são aceitos, mesmo quando não expressos.
VERS. 3. A excelência da hora devocional matutina.
VERS. 3. (duas últimas cláusulas).
1. Oração dirigida.
2. Respostas esperadas.
VERS. 4. O ódio de Deus pelo pecado é um exemplo para seu povo.
VERS. 5. "Os arrogantes." Mostre porque os pecadores são com justiça
chamados de tolos ou arrogantes.
VERS. 7. "Pelo teu grande amor." Reflita bastante a respeito dos
variados aspectos da graça e bondade de Deus.
VERS. 7. A decisão piedosa.
VERS. 7.
1. Observe a singularidade da decisão.
2. Note bem o objetivo da decisão. Diz respeito ao serviço de Deus no
santuário. "Entrarei em tua casa ... com temor me inclinarei para o teu
santo templo."
3. A maneira em que ele cumpriria a sua decisão.
(a) Impressionado com um sentimento da bondade divina: "Entrarei em tua
casa pelo teu grande amor",
(b) Cheio de veneração santa: "com temor me inclinarei" (William Jay,
1842).
VERS. 8. A direção de Deus é sempre necessária, especialmente, quando os
inimigos estão nos vigiando.
VERS. 10. Visto como ameaça. A frase "Expulsa-os por causa de seus muitos
crimes" serve de base para um discurso muito solene.
VERS. 11.
1. O caráter dos justos: fé e amor.
2. Os privilégios dos justos.
(a) Alegria - grande, pura, satisfatória, triunfante, cantem sempre de alegria
(exultem).
(b) Proteção - por poder, providência, anjos, graça.
VERS. 11. Alegria no Senhor tanto um dever como um privilégio.
VERS. 12. (primeira cláusula). A bênção divina sobre os justos. É antiga,
eficaz, constante, irreversível, supera a tudo, eterna, infinita.
VERS. 12. (segunda cláusula). A consciência do favor divino é uma defesa para a
alma.
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