INTRODUÇÃO
1.
O
livro de Apocalipse é um livro sobre Jesus e sua igreja.
2. É um livro de
revelação. O véu é retirado e nos é dado discernimento de
determinadas
coisas. Essa revelação é feita por meio de sinais: candeeiros, selos,
trombetas,
taças. Usa também números: o número sete aparece 54 vezes.
3. Lemos nos
capítulos 1:12,13,20 e 5:5 que tanto a igreja como a história estão
sob total o
controle de Jesus Cristo. A história não caminha para o caos nem está
dando voltas
cíclicas, mas caminha para um fim glorioso da vitória completa de
Cristo e da
igreja.
4. O propósito
ao estudarmos o livro de Apocalipse não é para nos aproximarmos
dele com
curiosidade frívola, como se estivéssemos com um mapa profético nas
mãos, para
investigar fatos históricos para sabermos os tempos no relógio
profético. Ao
contrário, esse livro nos foi dado como propósitos morais e
espirituais:
CONSOLAR-NOS, "MOSTRAR, O ÂMAGO DA LUTA QUE
ESTAMOS TRAVANDO
CONTRA O MUNDO E O DIABO E A VITÓRIA
RETUMBANTE DE
CRISTO.
5. O estudo do
Apocalipse deve nos incentivar à santidade; encorajamento no
sofrimento;
adorar àquele que está no trono (2 Ped 3:12).
6. Aqueles que
se aproximam desse livro com uma obsessão escatológica, perdem
a sua mensagem.
O livro é prático e revela-nos: 1) A certeza de que Jesus tem o
total controle
da igreja; 2) Jesus tem o total controle da História; 3) A perseguição
do mundo e do
diabo não podem destruir a igreja; 4) Os inimigos que perseguem a
igreja serão
vencidos; 5) Os inimigos de Cristo terão que enfrentar o juízo de Deus
ao mesmo tempo
que a igreja desfrutará da bem-aventurança eterna.
I. COMO ESTUDAR
O LIVRO DE APOCALIPSE
1. Qual é o
propósito deste livro?
Seu propósito
principal é confortar a igreja militante em seu conflito contra as
forças do mal. O
livro está cheio de consolações para os crentes afligidos. A eles é
dito:
a) Que Deus vê
suas lágrimas — 7:17; 21:4
b) Suas orações
produzem verdadeiras revoluções no mundo - 8:3-4
c) Sua morte é
preciosa aos olhos de Deus -14:13
d) Sua vitória é
assegurada - 15:2
e) Seu sangue será
vingado - 6:9; 8:3
f) Seu Cristo
governa o mundo em seu favor - 5:7-8
g) Seu Cristo
voltará em breve - 22:17
2. Qual é o tema
deste livro?
a) O tema do
livro de Apocalipse é a vitória de Cristo e de sua igreja sobre Satanás e
seus seguidores
(17:14). A intenção do livro é mostrar que as coisas não são como
parecem ser. O
diabo, o mundo, o anticristo, o falso profeta e todos os ímpios
perecerão, mas a
igreja triunfará. Cristo é sempre apresentado como Vencedor e
conquistador
(1:18; 5:9-14; 6:2; 11:15; 19:9-11; 14:1,14; 15:2-4; 19:16; 20:4; 22:3.
Jesus triunfa sobre
a morte, o inferno, o dragão, a besta, o falso profeta, a babilônia e
os ímpios.
b) A igreja que
tem sido perseguida ao longo dos séculos, mesmo suportando martírio
é vencedora
(7:14; 22:14; 15:2).
c) Os juízos de
Deus mandados para a terra são uma resposta de Deus às orações dos
santos (8:3-5).
2.
Para
quem foi destinado este livro?
a) Este livro
foi inicialmente endereçado aos crentes que estavam suportando o
martírio na
época do apóstolo João. Houve grandes perseguições nos primeiros séculos
contra a igreja:
1) Nero (64 d.C); 2) Domiciano (95 d.C); 3) Trajano (112 d.C); 4)
Marco Aurélio
(117 d.C); 5) Sétimo Severo (fim do segundo século); 6) Décio (250
d.C); 7)
Diocleciano (303 d.C).
b) Este livro
foi destinado não apenas aos seus primeiros leitores, mas a todos os
crentes durante
esta inteira dispensação, que vai da primeira à segunda vinda de Cristo.
3.
Quando
foi escrito este livro?
a) Este livro
foi escrito por João quase no final do governo de Domiciano, quando foi
banido para a
Ilha de Patmos.
II. COMO
INTERPRETAR O LIVRO DE APOCALIPSE
• Há três
escolas de interpretação do livro de Apocalipse:
1. A
interpretação preterista -
• Tudo o que é
profetizado no livro de Apocalipse já aconteceu. O livro narra apenas
às perseguições
sofridas pela igreja pelos judeus e imperadores romanos. O livro
cumpriu seu
propósito de fortalecer e encorajar a igreja do primeiro século.
• Essa corrente
falha em ver o livro como um livro profético, pertinente para toda a
história da
igreja.
2. A
interpretação futurista
• Tudo o que é
profetizado no livro a partir do capítulo 4 tem a ver com os últimos dias
sem nenhuma
aplicação na história da igreja. Também essa escola não faz justiça ao livro
que foi uma mensagem atual, pertinente e poderosa para todos os crentes em
todas as épocas.
• Esse livro não
tinha nenhum conforto para os crentes primitivos nem para nós.
• Transfere o
Reino de Deus para o futuro milenar, enquanto sabemos que o Reino já
veio e estamos
no Reino.
3. A
interpretação histórica -
• O livro de
Apocalipse é uma profecia da história do Reino de Deus desde o primeiro
advento até o
segundo.
• O livro é rico
em símbolos, imagens e números: ele está dividido em sete seções
paralelas
progressivas: sete candeeiros, sete selos, sete trombetas e sete taças.
• Agostinho, os
Reformadores, as confissões reformadas e a maioria dos grandes
teólogos
seguiram essa linha.
III. COMO
ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE
1. A corrente
Pós-Milenista
• Crê que o
mundo vai ser cristianizado e que teremos um grande e poderoso
reavivamento e o
crescimento espantoso da igreja ao ponto da terra encher-se do
conhecimento do
Senhor como as águas cobrem o mar (Hc 2:4).
• Essa corrente
foi forte no século XVIII e XIX quando as missões estavam em franca
expansão. Homens
como Jonathan Edwards, Charles Hodge e Loraine Boetner foram
defensores do
Pós-Milenismo. Muitos missionários foram influenciados por esta
interpretação,
bem como muitos hinos foram escritos inspirados por esta visão.
• Essa corrente
deixa de perceber que antes da vinda de Cristo estaremos vivendo um
tempo de crise e
não um tempo de despertamento espiritual intenso e universal.
2. A corrente
Pré-Milenista
• Os
Pré-Milenistas históricos ou moderados distinguem dos amilenistas em poucos
aspectos: Reino
e ressurreição.
• Porém os
Pré-Milenistas dispensacionalistas ou extremados têm vários ensinos
estranhos às
Escrituras:
a) Distinção
entre Igreja e Israel no tempo e na eternidade
b) O Reino de
Deus adiado para o Milênio terreno
c) A crença num arrebatamento
secreto, seguido de uma segunda vinda visível
d) A idéia de
que a igreja não passará pela grande tribulação (a igreja será poupada da
ira de Deus
(thymos e orge), mas não da tribulação (thlipsis). A tribulação não é a ira
de Deus contra
os pecadores, mas, sim, a ira de Satanás, do anticristo e dos ímpios
contra os
santos. (Gundry).
e) A idéia que
teremos várias ressurreições
f) A idéia de
que haverá chance de salvação depois da segunda vinda de Cristo.
3.A corrente
Amilenista ou Espiritual
O livro de Apocalipse deve ser visto não como
uma mensagem que registra os fatos
em ordem
cronológica, mas temos no livro sete seções paralelas e progressivas.
• Cada seção descreve
todo o período que compreende da primeira à segunda vinda.
Cada sessão
descreve uma cena do fim.
• A cena do fim
vai ficando cada vez mais clara e até chegar ao relato apoteótico da
última sessão.
• Essas sete
seções estão divididas em dois grandes períodos (1-11) e (12-22). A
primeira
descreve a perseguição do mundo e ímpios e a segunda a perseguição do
dragão e seus
agentes.
3.1) Primeira
Seção (1-3) - Os sete candeeiros
• Qual é a lição
dessa seção? É que Cristo tem o controle da igreja em suas mãos.
• Encontramos
aqui Jesus uma descrição do Cristo que morre, ressuscita e vai voltar
(1:5-7).
• A morte e
ressurreição de Cristo é o começo da era cristã, e o juízo final é o término
da era cristã
3.2) Segunda
Seção (4-7) - Os sete selos
• Qual é a mensagem
dessa seção? É que ele tem o controle da história em suas mãos
(5:5).
Contemplamos sua morte (5:6), mas essa seção encerra com uma cena da
segunda vinda de
Cristo (6:6-12 e 7:9-17).
• Notemos a
impressão produzida nos incrédulos pela segunda vinda (6:16-17) . Agora
a felicidade dos
salvos (7:16-17).
• A segunda
seção é uma reiteração da primeira seção. Sua revelação vai do princípio
ao fim dos
tempos, ao juízo final. E nos é mostrado a diferença entre os remidos e os
perdidos.
3.3) Terceira
Seção (8-11) - As sete trombetas
• Nesta visão
vemos a igreja vingada, protegida e vitoriosa.
• Havendo
começado com o Senhor como nosso sumo sacerdote no capítulo (8:3-5),
avançamos até o
juízo final em (10:7; 11:15-19).
• Uma vez mais
estamos tratando das mesmas coisas - O senhor e sua igreja e o que
lhes sucede no
mundo, o juízo final, os redimidos e os perdidos.
• As trombetas
são avisos antes do derramamento completo das taças da ira de Deus.
Antes de Deus
punir finalmente, ele sempre avisa.
3.4) Quarta
Seção (12-14) - A tríade do mal
• Novamente
voltamos ao início, ao nascimento de Cristo (12:5). Depois vem a
perseguição do
Dragão a Cristo e à igreja (12:13). Ele levanta a besta e o falso profeta.
Finalmente, vem
a cena do juízo final (14:8).
• Em (14:14-20)
há uma cena clara do juízo final.
3.5)
Quinta Seção (15-16) -As sete taças
• Descreve as
sete taças da ira, representando a visitação final da ira de Deus sobre os
que permanecem
impenitentes.
• Uma vez mais a
cena começa no céu relatando o Cordeiro com seu povo. Mas no
capítulo 16
vemos uma espantosa descrição do juízo (16:15,20).
• Aqui a
destruição é completa.
3.6) Sexta Seção
(17-19) - A derrota dos agentes do Dragão
• Há um relato
da destruição dos aliados do Dragão: A meretriz (18:2), a besta e o
falso profeta,
os seguidores da besta e em contrapartida a igreja é apresentada como
esposa de Cristo
(19:20). A grande festa da núpcias ocorre; o juízo final chegou outra
vez e a uma
grande distinção entre redimidos e perdidos ocorre novamente. No
capítulo 19 há
uma descrição detalhada da gloriosa vinda de Cristo (19:11-21).
3.7) Sétima
Seção (20-22)
• Essa seção
mostra o Reinado de Cristo com as almas do santos no céu e não o
milênio na terra
depois da segunda vinda. O capítulo 20 começa na primeira vinda e
não depois da
segunda vinda. Então temos a descrição do juízo final (20:11-15). Após
isso, vemos os
novos céus e a nova terra e a igreja reinando com Cristo para sempre.
CONCLUSÃO
• Apesar de
essas seções serem paralelas, elas são também progressivas. A última
seção leva-nos
mais além para o futuro que as outras. Apesar do juízo final já ter sido
anunciado em
(1:7) e brevemente descrito em (6:12-17), não é apresentado
detalhadamente
senão quando chegamos a (20:11-15). Apesar do gozo final dos
redimidos já ter
sido insinuado em (7:15-17), não encontramos uma descrição
detalhada senão
quando chegamos em (21:1-22:5).
• De que lado
estamos nesta guerra milenar? Do lado de Cristo e da igreja ou do lado
do
dragão e seus agentes?
Pr. Hernandes Dias Lopes, Graça e Paz...
ResponderExcluirDesculpe-me meu caro Pr., mas o teu estudo do Apocalipse, é uma verdadeira salada “tialógica”; se fosse comentar todos os erros escatológicos, ponto a ponto do teu artigo, isto aqui viraria um grande jornal. Porém, vou discorrer apenas um erro teu: A segunda vinda de Jesus (???).
Meu caro Pr. “a segunda vinda pessoal de Jesus”, já ocorreu há 2.000 anos atrás, somente aos seus discípulos ao “oitavo dia” da ressurreição em Galiléia (Joa. 20:26); cumprindo o que o Senhor havia dito no primeiro dia da ressurreição no sepulcro à Maria Madalena, que “IRIA SUBIR AO CÉU”.
“Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que EU SUBO PARA O MEU PAI e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Jo. 20:17.
Sete dias depois, o Senhor voltou "SEGUNDA VEZ DO CÉU" à Galiléia, e compartilhou com os seus, que havia recebido do Pai no céu: “TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA”.
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes dizendo: É ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA”. Mat. 28:18.
Fato esse, também confirmado mais tarde, por Paulo, quando disse que Deus já havia “introduzido seu filho ao mundo”, OUTRA VEZ – SEGUNDA VEZ.
“E quando (OUTRA VEZ) INTRODUZ NO MUNDO O PRIMOGÊNITO, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Heb. 1:6.
Portanto caro Pr. Hernandes, pregar escatologia, errando de cara no tema das vindas do Senhor, além duma grande falta de conhecimento, consiste também num grande acréscimo das Escrituras.
Se desejar conhecer melhor o tema “segunda vinda de Jesus”, basta entrar em contato conosco: E-mail: Jaime.ap@hotmail.com
Abraços,
Jaime e Júlio