Um fenômeno curioso tem acontecido nos nossos dias: A busca ansiosa pelo novo. É comum encontrarmos releituras de ideologias
cristlizadas pela história com novas roupagens. Fala-se em novo Calvinismo, Neoateísmo, Neopuritanismo, Neocapitalismo, Neoliberalismo, enfim o "neo" está na moda! Como comprovação dessa verdade a revista Época, publicou uma matéria de capa, tempos passados com o seguinte título: "Os Novos Protestantes."
A ideia básica é que os novos protestantes ensinam que o desejável para os nossos dias "é despir tanto quanto possivel dos ensinamentos cristãos de aparato institucional." Em outras palavras é simplesmente dizer: desigrejei!
A Eclesiologia ( a doutrina da Igreja ) está no centro da discussão teológica atual. Novas nuances tem sido aplicada afim de remodelar a forma antiga e tradicional da instituição/igreja. A justificativa é tornar a mensagem do evangelho mais atraente e também criar a real possibilidade de distinção do atual modelo, batido, sacralizado pelos Neopentecostais...
Assim sendo a Igreja precisa ser remodelada para atender o cliente chamado, Mundo. quais são as reformas ?
1º Esqueça o sermão biblíco espositivo, palestras soam melhor aos ouvidos do cliente Mundo.
2º Templos ? Isso é coisa do passado, pequenos grupos ou células são mais interessantes.
3º E o que falar dos dízimos ? O ofetório na hora do culto é politicamente incorreto, para os nossos dias.
4ªº Não se identifique como Evangélico, ou crente ou irmão.
5º O termo Igreja é questionado. Os novos protestantes referem termos como, Comunidades, Estações, entre outros.
6º Ah! Quase esqueço Informalidade é a base da comunicação verbual e visual. Portanto aposente o terno/gravata e afie a lingua para uma sincronia com a comunicação da moda.
Bom esses são os novos protestantes. Estão eles certos ? A Igreja Institucional está em crise ? É preciso novas estratégias para ganhar o mundo?A minha reocupação é que os novo protestantismo, com a sua bandeira de quebrar paradigmas ao longo do tempo, produzam crentes superficiais, sem compromisso, sem comunhão, sem história, sem Igreja.
Este tópico é a matéria quase na íntegra: Desigrejei! Em Busca do Novo, do Jornal Brasil Presbiteriano, Órgão Oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil em Março de 2012 Deste mês portanto.
A Matéria acima é de autoria do Reverendo, Naziaseno Cordeiro Torres, pastor da Igreja Presbiteriana de Capela do Alto, Alegre/Bahia, publicada no Jornal Brasil Presbiteriano de Março/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário