Grupo no facebook

sábado, 14 de abril de 2012

Desigrejei! Em Busca do Novo.

Muitos foram os comentários que recebi acerca do artigo anterior,sendo assim trago esse interessante artigo do jornal Brasil Presbiteriano.



Um fenômeno curioso tem acontecido nos nossos dias: A busca ansiosa pelo novo. É comum encontrarmos releituras de ideologias 
cristlizadas pela história com novas roupagens. Fala-se em novo Calvinismo, Neoateísmo, Neopuritanismo, Neocapitalismo, Neoliberalismo, enfim o "neo" está na moda! Como comprovação dessa verdade a revista Época, publicou uma matéria de capa, tempos passados com o seguinte título: "Os Novos Protestantes."
A ideia básica é que os novos protestantes ensinam que o desejável para os nossos dias "é despir tanto quanto possivel dos ensinamentos cristãos de aparato institucional." Em outras palavras é simplesmente dizer: desigrejei!

A Eclesiologia ( a doutrina da Igreja ) está no centro da discussão teológica atual. Novas nuances tem sido aplicada afim de remodelar a forma antiga e tradicional da instituição/igreja. A justificativa é tornar a mensagem do evangelho mais atraente e também criar a real possibilidade de distinção do atual modelo, batido, sacralizado pelos Neopentecostais...


Assim sendo a Igreja precisa ser remodelada para atender o cliente chamado, Mundo. quais são as reformas ?

1º Esqueça o sermão biblíco espositivo, palestras soam melhor aos ouvidos do cliente Mundo.

2º Templos ? Isso é coisa do passado, pequenos grupos ou células são mais interessantes.

3º E o que falar dos dízimos ? O ofetório na hora do culto é politicamente incorreto, para os nossos dias.

4ªº Não se identifique como Evangélico, ou crente ou irmão.

5º O termo Igreja é questionado. Os novos protestantes referem termos como, Comunidades, Estações, entre outros.

6º Ah! Quase esqueço Informalidade é a base da comunicação verbual e visual. Portanto aposente o terno/gravata e afie a lingua para uma sincronia com a comunicação da moda.

Bom esses são os novos protestantes. Estão eles certos ? A Igreja Institucional está em crise ? É preciso novas estratégias para ganhar o mundo?A minha reocupação é que os novo protestantismo, com a sua bandeira de quebrar paradigmas ao longo do tempo, produzam crentes superficiais, sem compromisso, sem comunhão, sem história, sem Igreja.

Este tópico é a matéria quase na íntegra: Desigrejei! Em Busca do Novo, do Jornal Brasil Presbiteriano, Órgão Oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil em Março de 2012 Deste mês portanto.

A Matéria acima é de autoria do Reverendo, Naziaseno Cordeiro Torres, pastor da Igreja Presbiteriana de Capela do Alto, Alegre/Bahia, publicada no Jornal Brasil Presbiteriano de Março/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário